Seu fio quebra por qualquer coisinha? Basta dar uma escovada ou prender com o elástico para ver eles se arrebentarem? Isso sem falar nos fios que ficam de tamanhos diferentes, mais curtos, e arrepiam com facilidade. O efeito frizz é cada vez mais difícil de controlar e o problema só aumenta. Há vários motivos que levam à quebra excessiva do cabelo. O problema pode ser o enfraquecimento da fibra por falta de vitaminas, excesso de química, de agressões mecânicas, de calor… Para ajudar você a acabar com o problema, reunimos aqui 11 dicas infalíveis. Veja o que fazer para o cabelo parar de quebrar!


O que fazer para o cabelo parar de quebrar?
1. Melhore a alimentação
Pode não parecer, mas ela influencia diretamente na força e na resistência dos seus fios. “Não adianta ter cabelos compridos, mas fracos e quebradiços!”, diz a dermatologista Tatiana Steiner, assessora do departamento de Cabelos Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Uma dieta equilibrada é essencial”, completa.
Segundo ela, o cardápio deve ser rico em legumes, frutas e verduras porque isso dá ao organismo os elementos necessários para nutrir os fios.
2. Cuidado com a química
O excesso de químicas e a mistura entre mais de um tipo de produto para alterar a cor ou o formato do cabelo pode causar casos severos de quebra. Se for adepta das transformações mais radicais, converse sempre com seu cabeleireiro antes e conte todas as modificações já feitas em seu cabelo, para evitar combinações nocivas.
3. Secador, chapinha, modelador de cachos
O uso sem cuidado de ferramentas que emitem calor também pode colaborar para o fio ficar mais fraco e sujeito à quebra. Não exagere na frequência e use sempre um protetor termo-ativado antes.
4. Sem resíduos
Lavar os cabelos direito é um ato rotineiro, mas também pode influenciar na saúde e na força dos fios. De acordo com Tatiana Steiner, é essencial enxaguar bem para evitar o acúmulo de resíduos nos poros, já que isso também enfraquece o cabelo.
5. Toalha
Nada de sair do banho e esfregar a toalha com força ou torcê-la no topo da cabeça. O atrito com o tecido também pode tensionar e quebrar o fio. Em vez de fazer isso, apenas pressione suavemente para retirar o excesso da umidade, com cuidado para não puxar.
6. Produtos adequados
O mercado de cosméticos dispõe de linhas inteiras específicas para recuperar a força e aumentar a resistência dos fios. Se os seus estiverem muito quebradiços, troque o shampoo, ocondicionador e a máscara por versões com esse objetivo, ainda que temporariamente.
7. Restauração
Pelo menos uma vez por mês, invista em um tratamento de restauração capilar, feito com produtos à base de queratina, especialmente se seu fio for modificado por químicas. A ideia é recuperar os danos e fortalecer a fibra capilar com um reforço da proteína.
8. Fronha ou touca de cetim na hora de dormir
O algodão ou outros tecidos usados na maior parte das roupas de cama podem gerar atrito com os fios conforme você se movimenta, à noite. Para evitar a tensão, use uma fronha ou uma touca de cetim ou seda.
9. Pentear só quando os fios estiverem molhados
Nada de pentear os fios secos. Além de aumentar o volume e tirar a definição dos cachos, isso favorece a quebra dos fios. Desembarace apenas quando os cabelos estiverem molhados, com condicionador ou leave-in, para que a escova ou o pente deslize.
10. Pentear primeiros as pontas
Ao desembaraçar os cabelos, comece primeiro pelas pontas e só depois parta para a raiz. Assim, os nós não se acumulam nas pontas e são menores as chances do fio se partir.
11. Cuidado com os elásticos e acessórios
Prefira sempre elásticos totalmente revestidos por tecido, sem aquelas ligas metálicas. Os fios podem enganchar ali e se quebrar.
Dicas de produtos
Aposte em produtos como o Dove Pure Care Dry Oil, com infusão de óleo de macadâmia africana, para nutrir as pontas ressecadas, ou o Óleo Nexxus Oil Infinite, leave-in feito de um complexo de seis óleos naturais, incluindo babaçu e marula, para tirar o frizz e hidratar os fios. A Ampola de tratamento Dove Reconstrução Completa, indicada para cabelos danificados e severamente danificados.
(Artigo publicado originalmente em MeuCrespo.com